pneu

Cuide do seu pneuzinho

Quando falamos sobre carros, muitas pessoas consideram os pneus como componente principal do veículo. Sendo ou não, a sua importância é inquestionável. Às vezes, não percebemos que a escolha do pneu não é uma simples questão de comprar e colocar para rodar. O carro, ao sair da montadora, está equipado com os itens próprios para um funcionamento correto do veículo, então, por que ao trocar os pneus você escolheria qualquer um? A Unir te dará dicas preciosas para que seu carro não vire uma colcha de retalhos e você possa desfrutar da melhor maneira do seu veículo!

1 – Obedeça quem entende

Você compra o carro já montado, certo? Então, quem é mais indicado para dar as orientações se não quem montou o veículo? A gente tem a mania de não dar valor aos manuais de instruções, mas ele não existe à toa. Ali, nas suas letras (tudo bem que às vezes são minúsculas), estão todas as informações necessárias para a manutenção do veículo, incluindo dicas sobre os pneus!
Então, nada de querer ser o Professor Pardal e fazer experimentos no seu carro, afinal, é a sua segurança em jogo. A sua e das pessoas que lhe acompanham!

2 – Aprenda a ler o seu pneu

Ler? Tá certo isso?
Sim, amigos! Você leu certo. Já reparou as letras e números nas laterais dos pneus? Você não achou que são aleatórios, achou? Igual àquelas camisas com uns números e letras e a gente não faz ideia do que significa (e, por vezes, acabamos comprando)?
A combinação de números e letras é a identificação do seu pneu. Estão ali informações como medidas e o que esperar de desempenho do componente (o seu pneu!).
Já reparou os números? Se ainda não, trazemos uma imagem explicativa para vocês:
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Vamos destacar dois pontos importantes: índice de carga e índice de velocidade

Índice de carga

Provavelmente você deduziu corretamente o que vem a ser este índice. Talvez, você pode ter se enganado com relação aos números. Sim, o índice de carga refere-se ao peso máximo de carga que o pneu suporta. Porém, o número é apenas um índice, não o peso propriamente suportado.
Como assim?
Para saber o peso máximo tolerado, você olha qual o número do índice e consulta uma tabela com índice e peso relacionados. Por exemplo: um pneu com índice de carga 20, suporta uma carga de 80kg.
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Índice de velocidade

Através de testes realizados em laboratório é possível medir a durabilidade do pneu. O índice de velocidade corresponde à velocidade máxima à qual deve rodar um pneu.
É importante salientar que é proibido utilizar um índice de velocidade inferior ao índice dos pneus originais do veículo, ou inferior àquele estabelecido pelo fabricante.
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3 – Saiba a procedência

Parece um conselho óbvio para quem vai às compras. Estar atento à origem de um produto é de suma importância, se fazemos essa análise em qualquer comprinha menor, ou de qualquer produto, com os pneus não deve ser diferente.
Aqui, muito antes de procurar de onde veio o pneu, é fundamental saber como o pneu foi fabricado. Não nos interessa neste momento se o pneu foi feito na cidade A ou B, mas sim se é um pneu realmente novo ou se é usado ou “restaurado”.
Por restaurado, nos referimos aos pneus vulcanizados; aqueles que sofreram cortes ou rasgos (por acidentes ou excesso de uso) e foram reparados pelo processo de vulcanização; e/ou “reformados” por algum outro processo.
Por mais seguros que possam ser tais processos de restauração, a probabilidade de acidentes é maior com pneus usados.
O ideal, por mais que pese no seu orçamento, é a troca de todos os pneus simultaneamente.
A Unir preocupa-se tanto com seus associados que até criou um clube de benefícios para ajudar a diminuir seus gastos. E não só com os pneus, mas em tudo relacionado ao seu veículo. Acesse o nosso site e descubra as vantagens, com certeza terá um benefício para você rodar tranquilamente!
Porque Unir faz bem!

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