Unir e o martelinho de ouro

Hoje, a UNIR quer falar sobre uma ferramenta muito famosa e que até hoje está em alta no mercado. Nós queremos conversar sobre o martelo mais famoso….não, não estamos falando do martelo de Thor. Que os deuses nos perdoe, mas o martelo que nos interessa aqui, é o martelinho de ouro.

O que é o martelinho de ouro

O martelinho de ouro nada mais é que uma técnica para desamassar lataria de carro, desde que que não há danos na pintura. Para o trabalho, usa-se equipamentos que exercem leve pressão na parte interior do metal para retorná-lo ao estado original. A técnica promete devolver a condição visual natural do carro, como se nenhuma avaria tivesse acontecido.

A técnica ganhou fama no final do século XX na cidade de Taubaté, interior do estado de São Paulo. O desamassamento foi implantado em linhas de montagem de carros nas montadoras e, com o passar do tempo, o martelinho de ouro chegou às ruas e funilarias, ganhando este nome por conta, obviamente, do instrumento utilizado para executar a técnica.

Quando fazer o martelinho de ouro

Os reparos com o martelinho de ouro podem ser feitos em situações de colisões do carro em qualquer lugar (paredes, postes, outros carros, etc.), mas, como dizemos anteriormente, desde que não tenha danos à pintura do veículo. É possível consertar portas, porta-malas, para-lamas e o teto. Normalmente, há a necessidade de desmontagem da forração do veículo para acessar a parte interna da lataria – o que costuma ser bastante simples, já que as forrações são fixas com parafusos fáceis de serem extraídos.

Enquanto os serviços usuais de funilaria e pintura demoram entre três e sete dias para serem entregues, os reparos do martelinho de ouro ficam prontos em até uma hora. A única dificuldade para conserto de amassados leves é em carros blindados, que não têm acessos para que as ferramentas convencionais cheguem ao amassado. Dessa forma, é utilizada cola quente e uma repuxadeira para fazer com que o metal volte ao normal.

Outras ferramentas

A técnica do martelinho de ouro, às vezes, exige a utilização de outras ferramentas além do martelo, para auxiliar no reparo da lataria. A principal delas provavelmente é a lixadeira politriz, que tem uma rotação menor do que as usuais e é utilizada para polir a lataria antes de começar o processo, removendo imperfeições da parte exterior.

Outro instrumento bastante usado nesses reparos é a ventosa, também conhecida por “chupetinha” e disponível em vários tamanhos, que é utilizada com cola e a repuxadeira para retirar os amassados da lataria.

Agora que você está mais por dentro do serviço, sabia que a UNIR possui um clube de vantagens e benefícios que te ajuda a economizar com os gastos do seu carro? O martelinho pode até ser de ouro, mas você não precisa pagar mais caro por isso.

Associe-se agora e tenhas as vantagens de um associado UNIR. Porque UNIR faz bem!
Para associar, basta clicar aqui!

[whatsapp_chat]

Preencha o formulário

Nós entraremos em contato em breve