Qual melhor combustível?

Olá!

Poderíamos começar o nosso post falando sobre a comodidade de possuir um automóvel. Possuir um veículo nos economiza um tempo precioso nesses dias em que pouco paramos. E, por mais que não tenhamos o nosso próprio carro (ou moto), cada vez mais fazemos uso de táxis, uber e/ou Cabify (dentre tantos outros aplicativos de carona). O importante é salientar que ainda há muito carro nas ruas e não parece que irá diminuir a quantidade tão cedo.

Diante desse uso cada vez mais frequente dos automóveis, fica a dúvida para muitos motoristas de qual o melhor combustível para o seu veículo.

Das opções mais conhecidas, estão o etanol, a gasolina, o diesel e a gasolina aditivada. Mas qual é o melhor? Qual o mais indicado para cada tipo de carro?

Veja a seguir, as principais vantagens e desvantagens de cada um deles e saiba qual escolher na hora de abastecer.

Etanol

Quando se fala em etanol, a primeira grande vantagem que todo mundo lembra é o seu preço.

Isso porque o álcool ainda é o combustível mais barato, comparado com a gasolina comum, gasolina aditivada e óleo diesel. Outra grande vantagem do etanol é que ele é uma alternativa ecologicamente correta, uma vez que ele é renovável. Além disso, o etanol também conta com um processo de fácil fabricação, ou seja, qualquer país pode produzi-lo, desde que se tenha as condições adequadas de plantação e de cultivo.

Além da cana, o etanol também pode ser produzido a partir da mamona, soja, canola, milho e babaçu.

Das desvantagens do etanol, muitos estudiosos apontam a necessidade de grandes extensões de terra como uma delas. Segundo pesquisadores, como a demanda de combustível aumenta gradativamente, se faz necessário grandes extensões de terra para que a produção atenda às necessidades. Dessa forma, alega-se que a plantação das matérias-primas dos combustíveis contribui para o aumento da fome mundial, uma vez que essas grandes extensões de terra poderiam ser utilizadas para plantio de alimentos.

Gasolina

Além do etanol, a gasolina é um dos combustíveis mais utilizados em todo o mundo. Extraída do petróleo, ela garante mais eficiência para os automóveis, sendo essa uma de suas principais vantagens. Outro benefício associado ao uso de gasolina é que, quando ela apresenta maior octanagem, a potência do automóvel pode ser aumentada em alguns cavalos a mais de potência.

Apesar de proporcionar maior potência para os veículos, a gasolina apresenta algumas desvantagens que levam a pensar se ela realmente é vantajosa. Das principais desvantagens do uso da gasolina, uma delas é a poluição, uma vez que a queima desse combustível acaba por eliminar grandes quantidade de CO2 no meio ambiente.

Além disso, outra desvantagem significativa é que ela é extraída do petróleo. Isso significa que se trata de uma fonte esgotável de energia e a extração pode levar ao esgotamento desses recursos. E, por fim, outra desvantagem é o preço, uma vez que ela é mais cara que o etanol, custando o dobro ou até mais do seu preço.

Gasolina aditivada

Por fim, a gasolina aditivada é conhecida pelo seu alto custo. No entanto, as vantagens do uso desse combustível são inúmeras e compensam o preço.

A gasolina aditivada contém “detergentes” (aditivos) em sua composição, o que ajuda a manter o motor do seu carro limpo, fazendo que ele funcione melhor. Esses aditivos, ao passarem pelo motor, dissolvem a goma, evitando acúmulo de resíduos, que serão queimados juntos com o combustível.

Um mito que precisa ser “desmascarado” é de que a gasolina aditivada é responsável pela melhora da performance, desempenho do veículo.

Atenção: a função da gasolina aditivada não é melhorar a potência do motor, muito menos torná-lo mais rápido, mas sim deixá-lo limpo, melhorar o sistema de injeção e queima do combustível.

Agora que mostramos vantagens e desvantagens de cada combustível, cabe você decidir com que irá encher o tanque. Ficou alguma dúvida? Escreva nos comentários e não deixe de compartilhar o conteúdo com seus amigos.

E, lembrando que: associados UNIR tem vantagens e benefícios em uma ampla rede conveniada, incluindo serviços automotivos. Ainda não é faz parte da UNIR?

Associe-se agora: http://materiais.clubeunir.org.br/lp-proteja-o-seu-veiculo

Porque UNIR faz bem!

Preencha o formulário

Nós entraremos em contato em breve