Primeiro acidente de carro do Brasil


Primeiro acidente de carro no Brasil

PRIMEIRO ACIDENTE DE CARRO NO BRASIL TEVE COMO PROTAGONISTAS DUAS GRANDES FIGURAS DA HISTÓRIA DO PAÍS

Todos os dias somos bombardeados por notícias sobre acidentes de trânsito. Esses que podem ocorrer por diversas razões. Embriagues, infração das leis de trânsito, dormir ao volante, etc. Esses acidentes infelizmente tiram milhares de vidas diariamente. Mas você sabe quem causou o primeiro acidente do Brasil?

Primeiro acidente de carro no Brasil ocorreu  Em 1897. José do Patrocínio, conhecido por ser jornalista e escritor, mas principalmente pela sua atuação como ativista político a favor da abolição dos escravos, tinha recém adquirido um automóvel que importou da França. Este foi o primeiro automóvel da cidade do Rio de Janeiro, mas sua vida útil foi bem curta. Isso porque seu dono resolveu emprestá-lo ao seu amigo, e também importante personalidade da história brasileira, o poeta Olavo Bilac. O escritor não tinha a menor noção de como dirigir o veículo (afinal, já que era o primeiro da cidade, ninguém tinha), mas mesmo assim se sentou ao volante e, com seu amigo José no banco do carona, iniciou sua empreitada pelas ruas de Botafogo.

                                                                                 

 

 

     

 

 

José do Patrocinio

 

  Olavo Bilac

 O grande poeta e escritor brasileiro, autor da letra do Hino à Bandeira, membro fundador da Academia Brasileira de Letras e produtor de várias obras literárias, não somava às suas habilidades a de um bom motorista. O passeio dos dois não se prolongou por mais de alguns instantes, pois em um exemplo de grande barbeiragem, Olavo guiou o “possante” por poucos metros até colidir, a 4 km/hora, com a primeira árvore que encontrou pelo caminho!

            Por sorte, a árvore foi a única vítima do primeiro acidente automobilístico de que se tem notícia no Brasil. Os dois aventureiros saíram ilesos, mas o veículo teve perda total. Dizem que Patrocínio ficou arrasado.

Texto retirado de: https://www.facebook.com/zenitevestibular/posts/o-primeiro-acidente-de-transito-no-brasil/570325163087673/

 

Leia também:

Dicas preciosas para economizar combustível

Preencha o formulário

Nós entraremos em contato em breve