A escolha do câmbio

Olá!

Voltamos a falar sobre adquirir um carro. Prazeroso, porém cheio de dúvidas no meio do caminho, não é? E, hoje, vamos abordar um questionamento frequente: a escolha do câmbio.

Para quem está pensando em comprar um carro e está em dúvidas entre o câmbio manual, automático ou automatizado, é essencial ter em mente que em cada opção há vantagens e desvantagens.

Basicamente, o câmbio é uma das peças mais importantes do automóvel, responsável por permitir que o motor forneça a força motriz adequada às rodas, de acordo com cada tipo de necessidade. Mais do que isso, o tipo de câmbio escolhido também tem a ver com consumo de combustível e potência, entre outras características.

Você sabe quais são as vantagens e desvantagens dos câmbios manuais e automáticos? Confira nesse post todas as informações e dicas que temos para você!

Veja abaixo:

Câmbio manual

Os carros com câmbio manual são indicados para as pessoas que têm prazer em dirigir e exigem maior competência do motorista.

Entre as vantagens, estão o melhor desempenho nas ultrapassagens, a manutenção com preço mais acessível e a maior disponibilidade de peças para reposição.

Entre as desvantagens, estão o fato de que esse modelo de câmbio, quando é mal utilizado, exige mais manutenção do que as outras opções de transmissão e aumento do consumo de combustível devido a utilização inadequada das marchas.

Câmbio automático

Os carros que apresentam câmbio automático são mais confortáveis e seguros e essas são as suas principais vantagens, já que o motorista não precisa ter muitas preocupações no momento de dirigir.

Além disso, nas subidas é preciso pisar apenas no acelerador, o que pode ser uma grande vantagem para muitos. São veículos mais fáceis de dirigir.

No entanto, como desvantagem, esses automóveis exigem manutenções que são mais caras e gastam mais combustível quando comparados aos carros de transmissão manual ou automatizada.

Câmbio automatizado

Os carros com câmbio automatizado são opções com preços mais acessíveis em relação aos automóveis com transmissão automática.

Esse tipo de câmbio é manual, porém, ao mesmo tempo, não é preciso pisar na embreagem, já que esta é acionada através de comando eletrônico.

Proporcionando maior esportividade e conforto, uma das maiores vantagens desse tipo de câmbio é que o motorista tem total autonomia para escolher a marcha que deseja utilizar. Em relação às desvantagens, estão as dificuldades em subidas (ladeiras) e os “trancos”.

Câmbio manual, automático ou automatizado: qual escolher?

Para escolher o carro com o tipo de transmissão que mais se encaixa ao seu perfil é preciso analisar diversos aspectos, agora que você já conhece as vantagens e desvantagens de cada modelo de câmbio.

Dessa forma, vale ressaltar que os câmbios manuais estão em carros com preços mais em conta, enquanto os automóveis com câmbio automatizado estão no meio do caminho (entre os manuais e automáticos) e os câmbios automáticos são modelos que exigem maiores investimentos.

Portanto, se o objetivo é gastar menos, a melhor opção ainda é o carro com câmbio manual. Porém, se você deseja um carro compacto ou médio, o modelo automatizado pode ser uma excelente escolha. Já os automóveis de câmbio automático são indicados para os condutores que estão cientes de que vão ter que gastar mais, mas estão dispostos a isso para obter maior conforto, segurança e comodidade.

Após ponderar sobre qual câmbio escolher, que tal compartilhar com a gente a sua opinião? Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos!

Unir, o seu bem cuidado!

Preencha o formulário

Nós entraremos em contato em breve