Cuidados mensais com o carro

Há quem pense que os cuidados com o carro devem ser feitos apenas quando surge algum problema ou quando ele já está velho. Mas para que o seu carro mantenha o estado por mais tempo, é necessário alguns cuidados indispensáveis. Veja alguns exemplos do que fazer pelo menos uma vez no mês:

Trocar o óleo
Todo manual indica de acordo com o modelo o prazo da troca e o tipo de óleo a ser utilizado. Por isso, fique atento às datas e a quilometragem indicada para a troca.

Conferir a bateria
Se a bateria do seu carro possuir tampas móveis, verifique se o nível da água está acima das células, que devem estar submersas. Caso os contatos da bateria apresentem algum tipo de corrosão, limpe-os com uma escova de aço, cabos danificados devem ser substituídos imediatamente.

Checar os freios
Cheque mensalmente líquido de freio. Se ele estiver baixando muito rápido, fique atento, pois isso pode indicar algum vazamento no sistema de bombas principal do seu carro ou no próprio encanamento, se isso ocorrer, será necessário uma reparação ou substituição de peças. Se não encontrar nenhum vazamento, a diminuição pode ser recorrente do desgaste de pastilhas e discos, nesse caso, consulte um mecânico.

Pneus
Fique atento ao desgaste, se notar uma área mais gasta no centro da roda, pode ser sinal de que a pressão ao calibrar é maior do que a indicada pelo fabricante.

– Se o desgaste for maior nas laterais, é sinal de pressão abaixo do recomendado.
– Em caso de desgaste em lados internos ou externos, desconfie de problemas de alinhamento e suspensão.

Para contribuir com a economia de combustível e evitar desgastes, procure fazer a calibragem com o veículo frio, no mínimo duas vezes no mês. Consulte sempre o manual para informações da pressão correta. 

Inspecionar o Radiador
Nunca deixe de estar atento ao nível do líquido de arrefecimento e faça sempre uma inspeção visual para detectar fugas ou irregularidades na superfície.
Prefira o abastecimento com líquido de arrefecimento próprio, ele evita danos ao motor causados por impurezas. Se tiver que abastecer o reservatório com frequência, pode ser um sinal de vazamento, consulte um mecânico para uma melhor avaliação.

Correias do Motor
Elas estão no alternador, ventilador, direção hidráulica e ar condicionado. Também tendem a se desgastar rapidamente, por isso fique de olho se não houve diminuição nas espessuras e nem surgimento de rachaduras. Caso exista, substituía as correntes o mais rápido possível.

Com esses cuidados mensais seu carro pode durar muito mais e no futuro ser revendido por um valor melhor! Não deixe de checar todas essas partes do seu veículo e contrate um serviço veicular.

Associados UNIR possuem um clube de vantagens e benefícios para garantir o bem estar com os serviços veiculares. Além de contar com muitos outros descontos em uma ampla rede conveniada. Associe-se agora! 

Preencha o formulário

Nós entraremos em contato em breve