Você se lembra do primeiro carro importado que chegou no brasil?

Você se lembra do primeiro carro importado que chegou no brasil?

O primeiro carro no Brasil chegou ao país em 1956, há 65 anos atrás! Romi Isetta Com apenas 2,28 metros de comprimento e 1,38 de largura, o carrinho conquistou de cara a classe artística. Figuras como Dercy Gonçalves, Eva Wilma e John Herbert participaram da campanha do compacto, que por sinal era muito charmoso na época!

A princípio, uma das principais características deste modelo era a sua porta única, inspirada em aviões cargueiros, porém por dentro tinha somente um banco que podia ser usado por dois adultos e uma criança. Porém, era comum que as pessoas mais altas ficassem apertadas e até mesmo batessem a cabeça no teto. Este veículo atingia uma velocidade máxima de 85km/h e um tanque de combustível de apenas 13 litros.
“De início, o Brasil não tinha regulamentação. Entretanto, o Grupo Executivo da Indústria Automobilística (GEIA) criou novas regras. Dessa forma, para que recebessem benefícios do governo de Juscelino Kubitschek (empossado Presidente da República em 1956), os veículos precisavam ter duas portas e duas fileiras de bancos. E não tínhamos”, De acordo com Claudio Romi, neto de Américo Emílio Romi.
 

 
Dessa forma o Romi-isetta teve seu preço duplicado e se tornou bem menos vantajoso perto de outros modelos no mercado, como o DKW-Vemag que foi o segundo carro de produção em série do país.
Entretanto o compacto não resistiu ao ostracismo e saiu de linha em 1961.
Segundo Romi, pensaram em voltar com o modelo durante o Governo Itamar Franco (1992 a 1995). “Apesar dos estudos e da vontade, era financeiramente inviável, pois, naquela época, a indústria já consumia investimentos milionários, impossibilitando nosso retorno ao mercado. Com isso, o projeto foi engavetado”, finaliza Romi.
 

FAÇA AGORA A SUA COTAÇÃO!

 
Você chegou a conhecer este carro? Deixe seu comentário! Nos siga nas redes sociais para ficar sempre por dentro. Até a próxima! #VivaEssaExperiência

Tags: No tags

Comments are closed.