WhatsApp Image 2020-02-17 at 16.12.59

Preciso trocar a placa do mercosul ?

A nova placa começou a rodar pelas ruas do Brasil desde o final do mês de janeiro nesse ano. Aqui no nosso blog vamos te contar das principais coisas que você devia saber para trocar a placa mercosul.

O que tem de novo nessa placa mercosul?

A nova placa segue um padrão totalmente diferente da antiga placa cinza que você provavelmente ainda tem no seu carro. Desde a identificação da nacionalidade, as letras, as cores, e até algumas características novas como a utilização do código QR.

Pra que serve esse código QR ?

O código QR localizado na parte superior da placa a esquerda em cinza pode ser visualizado com a câmera do celular por meio de um aplicativo. Você precisará de um cadastro no DNT (Departamento Nacional de Trânsito) para utilizar desse recurso. Ele vai ser uma verdadeira mão na roda pra você saber mais sobre o seu veículo, podendo até mesmo escanear o código e usar como rastreador para o seu carro.
 

 

Sou obrigado a trocar placa mercosul pela minha antiga?

A placa do mercosul já entrou em vigor em todo o Brasil. A legislação conta que se o motorista por vontade própria quiser fazer o uso da nova placa não tem problema nenhum com isso, porém, existem casos onde a troca é obrigatória a ser feita no veículo. Os casos são:
 
– Novos veículos que tenham o seu primeiro emplacamento
                – Troca de região (estados e municípios)
                – Ao veículo mudar de categoria
                – Placas danificadas ou furtadas
 

Onde eu devo fazer a troca da placa?

O site do detran disponibiliza uma lista com estampadoras que fazem o serviço da nova placa. Sim, o órgão não terá outro envolvimento com isso. O preço pode ser relativo entre essas estampadoras então vale do motorista procurar a melhor oferta. O valor pode ir até no máximo R$ 138,24 (valor da antiga placa).
 
Mas eai? Entendeu o que precisa pra trocar a placa mercosul? Gostou da aparência da nova placa? Irada né?
 
Curtiu nossas dicas? Nos segue nas redes sociais que toda semana tem conteúdo fresquinho lá pra você. Até a próxima!!!

#VamosUnir
 

 

Tags: No tags

Comments are closed.

Shopping Basket