A embreagem do seu veículo

A embreagem do seu veículo

Um dos fantasmas de quem está começando a dirigir é o tal do “controle de embreagem.”. E aí, muitos tem como única definição de embreagem esse controle do carro. Mas, afinal, o que é a embreagem? Como funciona e como cuidar?

A embreagem é uma das partes do equipamento de um carro que constituem um sistema. Ela encontra entre a caixa de câmbio e o motor.

E o que ela faz?

Simples: transmite a força que é produzida pelo motor para a sua caixa de câmbio que, por sua vez, acaba transmitindo essa força para os demais componentes e equipamentos de transmissão do veículo.

A composição da embreagem

A embreagem é composta pela junção de três peças: o platô, o rolamento e o disco.

O Platô nada mais é do que a carcaça da embreagem junto a uma placa de pressão e à mola membrana. Dentre as suas funções primordiais se encontra a filtragem das vibrações torcionais. Isso quer dizer que ela previne que as rotações que forem exercidas ali gerem força demais para o motor do carro e acabem, por conta disso, prejudicando os equipamentos presentes no sistema de transmissão.

Quando estamos dirigindo e pisamos na embreagem, acionamos um fluído do circuito hidráulico que desce e pressiona o cilindro secundário dessa embreagem. O garfo e a haste externa são acionados de forma simultânea.

O garfo atua como vara, que puxa a alavanca e acaba aliviando a pressão do disco interno. Todo esse processo auxilia na troca de marchas e é automático.

Como cuidar da embreagem do carro

Existem algumas dicas para cuidado e manutenção que podem prolongar a vida útil da sua embreagem, veja:

  1. Quando você estiver parado em um semáforo ou o trânsito está parado, coloque o seu carro em ponto morto e tire o pé da embreagem (totalmente).
    Mesmo que você não pise firme, você acaba exercendo uma pressão desnecessária no pedal e provoca o desgaste da mesma.
  2. Sempre que você tiver que pisar e soltar a embreagem, faça isso da forma mais suave possível e utilize o pé para acompanhar todo esse percurso.
  3. Quando você liga o carro e pisa no acelerador, solte vagarosamente a embreagem de modo que o movimento produzido esteja sincronizado. Não pise forte demais no acelerador do seu carro enquanto estiver pressionando a embreagem.
  4. Nos momentos em que você for mudar a marcha, pise até o fundo. Quando for mudar rapidamente de marcha, é comum que você não pise até o final, o que fará com que ela se desgaste facilmente.
  5. Algumas pessoas mantêm o pé na embreagem enquanto tem marchas pendentes, quando o veículo está parado ou até mesmo como medida de segurança. É um erro muito comum.
    Nesses casos, sempre coloque o carro em ponto morto. Outra forma de você se sentir mais seguro seria acionar o freio de mão, além de manter o freio sempre pressionado.
  6. Nunca realize manobras duplas (aquela em que você pisa no acelerador ao mesmo tempo em que solta a embreagem). Isso também provoca desgaste precoce.
  7. Faça manutenção preventiva no seu carro para se certificar de que tudo funciona como deveria.

Seguindo essas pequenas dicas, você conseguirá manter a longevidade da sua embreagem. Existe mais alguma dica que você recomenda? O que você faz no dia a dia? Escreva-nos nos comentários!

Comments are closed.