WhatsApp Image 2020-02-06 at 17.21.00

Dúvidas sobre Lei Seca, valor de multa 2020

Dúvidas sobre Lei Seca, valor de multa 2020.

 

Nesse artigo vamos te ajudar a entender como funciona a Lei Seca.

Lei 11.705, foi aprovada em 2008, conhecida como Lei Seca por reduzir a tolerância no nível de álcool no sangue do motorista. Com a sanção da nova lei, o Código de Trânsito Brasileiro foi alterado e provocou mudanças nos hábitos da população brasileira. O mais importante dessa lei foi sem dúvidas a redução dos acidentes de trânsitos.
A Legislação antiga permitia a ingestão de até 6 decigramas de álcool por litro de sangue ( Dois copos de cerveja). Quando foi sancionada, a Lei Seca tolerava 0,1 mg de álcool por litro de sangue. Atualmente, o nível máximo é de 0,05 mg/l.
A maioria dos motoristas sabem da existência da Lei Seca, mas somente uma pequena parcela tem conhecimento do que acontece se você for parado na Lei Seca.
Sem dúvidas  o uso do bafômetro é o mais polêmico que envolve a Lei Seca, algumas pessoas consideram o equipamento inconstitucional. Alguns juristas nos alertam dizendo que o cidadão não é obrigado a produzir provas contra si mesmo. Apesar de ser lícita a recusa em fazer o exame, o motorista estará sujeito às mesmas sanções que sofreria se tivesse feito o exame com resultado positivo.
Além do teste feito com o uso do bafômetro, também são consideradas provas o testemunho dos agentes policiais ou de pessoas que estiverem próximas e o exame clínico, normalmente realizado no Instituto Médio Legal (IML).

Valor da Multa Lei Seca ?

Hoje o valor está em R$ 2.980.00 ( O mesmo valor pode ser dividido em até 10x do valor da multa ).

Teste do Bafômetro

O que acontece quando o teste do bafômetro confirma que o motorista consumiu bebida alcoólica ?
° Multa Gravíssima.
° O motorista tem seu veículo apreendido.
° Sua carteira fica suspensa no período de 12 meses.
Um detalhe importante, 0 carro só pode ser retirado por outra pessoa que possua a carteira de motorista normalizada.

Da próxima vez já sabe né?

Álcool e direção não combinam, sabemos que a Lei Seca veio para nos ajudar, então se você vai curtir uma balada ou tomar um chope com amigos evite ir de carro, cuide da sua vida atrás do volante da vida de outros motoristas e dos pedestres. Não pegue carona com o amigo que também bebeu, peça ao amigo que deixe o carro e volte outro dia para pegar, hoje em dia está muito fácil chamar um motorista de aplicativo, não é ?
Curtiu nossas dicas? Nos segue nas redes sociais que toda semana tem conteúdo fresquinho lá pra você. Até a próxima!!!

#VamosUnir
 
Tags: No tags

Comments are closed.

Shopping Basket